Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.
Na Semana do Meio Ambiente, preste atenção se suas atitudes são bons exemplos para seu filho respeitar as várias formas de vida do planeta. Atitudes de cidadania começam a ser ensinadas na infância. A relação entre a criança e o meio ambiente, por exemplo, vai refletir no futuro de todos, por isso, é importante que ela seja a mais saudável e consciente possível.
Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, pense se você está sendo um bom exemplo para que seus filhos aprendam a tratar a natureza com carinho.
Crescendo com hábitos sustentáveis, as crianças e adolescentes terão mais chances de se tornarem adultos comprometidos com a preservação do planeta e com a melhoria da realidade ambiental. Pequenas atitudes já farão a diferença para um mundo melhor.
Os pais podem usar elementos e situações do cotidiano para relacionar a importância da natureza com a vida dos filhos. Veja:
• Ao servir frutas e verduras, explique de onde elas vêm;
• fale da importância dos animais para o equilíbrio ecológico;
• quando chover, esclareça o ciclo da água;
• compre uma plantinha e ensine-o a cuidar dela;
• ao avistar uma garrafa no chão, jogue-a na lixeira e explique à criança por que é importante fazer isso;
• quando a criança deixar comida no prato, peça para que, na próxima vez, pegue menos e, se não ficar satisfeito, repita o prato. Comente que isso evitará desperdício de alimentos.
Não se esqueça, porém, de que os pais devem ser exemplos do que ensinam aos filhos ou correrão o risco de não serem mais ouvidos por eles. A escola também pode atuar nessa área, transmitindo conhecimentos necessários para que os alunos tenham base para a compreensão do meio ambiente.
Fonte: Educar para a vida, da Unimed do Recife e site da Revista Crescer