Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Notícias
Ajude a combater a dengue

A preocupação com a dengue aumentou devido ao período de chuvas. As altas temperaturas também preocupam, pois forma-se ai o quadro ideal para a multiplicação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2009, realizado entre outubro e novembro, dez cidades, entre as 157 pesquisadas, estão em situação de risco de surto da doença no Brasil. O LIRAa permite identificar a concentração de focos do mosquito em cada cidade.

Estar em situação de risco da dengue significa que mais de 3,9% dos imóveis pesquisados nos dez municípios apresentaram larvas. Outras 102 cidades estão em situação de alerta, ou seja, entre 1% e 3,9% dos imóveis analisados havia infestação. Em relação a 2008, os dados do LIRAa são mais preocupantes, já que, naquele ano, apenas cinco municípios estavam com risco de surto e 71 em situação de alerta.

A boa notícia é que dados do Ministério da Saúde mostram que os casos de dengue notificados diminuíram 46,3% entre 1º de janeiro e 1º de agosto de 2009 em relação ao mesmo período de 2008. Ainda há, no entanto, muito a ser melhorado. Medidas preventivas ajudam a combater a dengue em todo o Brasil.

Prevenção

Para ajudar a impedir que a dengue chegue em determinada cidade, é necessário combater os focos de acúmulo de água. Confira algumas atitudes importantes para combater a doença:

• Vedar caixas de água, proteger recipientes da chuva ou emborcar garrafas, latas, pneus e outros objetos que possam acumular água;

• colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada;

• se o pratinho de planta não foi coberto com areia e acumulou água, ele deve ser lavado com escova, água e sabão uma vez por semana.

 

Fonte: Ministério da Saúde e Portal Unimed

Galeria de Fotos