Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Notícias
Coração de torcedor merece atenção especial

Copa do Mundo de Futebol. Brasil em campo. 43 minutos do 2º tempo de uma partida decisiva. Um jogador adversário pega a bola, se aproxima da grande área e olha para o gol. Nesse momento, milhares de brasileiros estão com o ‘coração na mão’, ou seja, tensos, apreensivos e desesperados com a possibilidade de mudança do placar.

Apesar de fictícia, essa situação é parecida com o que deverá acontecer durante os jogos da Copa. As partidas prometem ser emocionantes e fazer o coração dos torcedores baterem mais forte e isso merece uma atenção especial. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Munique, o risco de eventos cardíacos graves chegou a triplicar entre alemães do sexo masculino no Mundial de 2006.

Pode ser muito difícil assistir aos jogos da seleção sem se alterar emocionalmente, afinal o brasileiro chuta junto com o jogador, dá palpites e explica por qual caminho a bola deve ir, mas quem é fanático por futebol e tem fatores de risco cardíaco deve tomar alguns cuidados. Muita tensão aliada aos comes e bebes típicos dessa época de Copa do Mundo podem prejudicar mais ainda quem já sofre com doenças cardiovasculares.
Portanto, para não sobrecarregar o coração, evite:
•Comidas muito salgadas, como pipoca, amendoim e churrasco, pois elas aumentam a pressão sanguínea;
• bebidas alcoólicas, que também elevam a pressão e podem causar arritmia;
• bebidas que contenham cafeína, como café, chás e refrigerantes, pois a substância faz o coração acelerar.

Quem já toma remédio para o coração, pode conversar com seu médico sobre a possibilidade de ingeri-lo antes de uma partida. Em últimos casos, a melhor solução pode ser ficar bem longe da televisão quando a seleção estiver em campo. A prevenção é o mais importante e o resultado do jogo não vai mudar se você não assisti-lo. 

   
 Durante as partidas da Copa desse ano, a Sociedade Brasileira de Cardiologia vai realizar uma pesquisa sobre a influência de um jogo dramático de futebol sobre a saúde dos espectadores. Quatro hospitais participarão da pesquisa, que vai consistir em correlacionar as crises de arritmias, angina, infartos e derrames ocorridos durante os jogos com o total de eventos cardíacos acontecidos no mês de maio e sua gravidade. 
   

 

Fonte: Site da Sociedade Brasileira de Cardiologia, G1 (26/05/2010) e Site Unimed do Brasil - www.unimed.com.br

Galeria de Fotos